Processo vai muito além de um logo e cores, leva em conta estratégia do negócio e a funcionalidade de aplicação no dia a dia
A marca reflete a identidade de uma empresa ou profissional. Por isso, sua criação exige um trabalho personalizado, que vai muito além de um logo e de uma identidade visual. É o que defende a designer gráfico Daiana Christ, diretora de criação da Pérola Comunicação. “Criar uma marca é procurar elementos que vão comunicar o negócio daquela empresa. A gente prioriza entender o negócio de uma maneira muito mais ampla. Queremos entender como é a estrutura hoje, como ela projeta o futuro, como e se pretende crescer, se projeta mudar de área de atuação ou não. Porque todas essas questões são importantes para que nesse planejamento inicial não se corra o risco de a gente limitar o negócio no futuro”, explica pontuando que cada detalhe é importante.
Investir em uma marca e em um estilo visual que representa o seu negócio com certeza vai ajudar muito na comunicação. Vale destacar que a proposta de construção dessa identidade auxilia para que toda forma de comunicação esteja alinhada e siga a mesma proposta. Ter uma marca e um estilo visual definido contribui para construir autoridade, comunicar seu negócio, produto ou serviço e divulgar a sua imagem de forma assertiva.
Equilíbrio entre forma e função
Quando se pensa a marca, se leva em consideração tanto o desejo do cliente quanto a funcionalidade do projeto. Isso porque, conforme a especialista, para um bom design é necessário existir equilíbrio entre forma e função. “Não adianta ser bonito e não funcionar. Não adianta funcionar e não ser bonito. Então a gente procura encontrar esse equilíbrio. Além disso e acima de tudo, a gente acredita que a marca precisa representar aquele profissional ou aquele negócio”, destaca.
Daiana explica ainda que as vezes o processo de criação de marca parece um pouco subjetivo porque dependendo do estilo de desenho pode gerar diferentes interpretações no olhar do público, aí a importância de ter o cuidado em revisar e validar muito bem as ideias.
Etapas da criação de marca
Na Pérola Comunicação, o serviço de criação de marca é realizado em muitas etapas, pois trata-se de um projeto minucioso, com muitos detalhes a serem observados. Inicia com uma reunião de alinhamento com o cliente para entendimento sobre o negócio ou profissional como um todo; passa-se para a etapa de revisitar as anotações e preencher uma série de documentos que vão prever como a marca vai funcionar no futuro e questões técnicas que podem impactar no desenho; depois disso se faz pesquisa de mercado e concorrentes e de referência visual; cria-se então um compilado com paletas de cores e estilos de fontes para apresentar ao cliente em uma reunião de alinhamento; passa-se então para a fase do desenho que inicia com esboço no papel, acompanhado de muitos estudos e é quando a criatividade é solta; desenha-se então no computador, faz-se combinações de cores e fontes, estudos, variações e testes até a definição da proposta efetiva que será apresentada ao cliente. Caso precisem ajustes, os mesmos são realizados. Após a aprovação, é feito o manual de marca com especificações técnicas do projeto e entregue junto com os arquivos editáveis da marca.
Assim como tudo o que é realizado pela equipe da Pérola, esse trabalho também é feito de forma estratégica. Trata-se de um processo bastante elaborado, muito bem planejado e estudado, levando em conta o negócio no tempo presente e para o futuro. “Uma marca não é só um desenho. É um projeto muito prazeroso de trabalhar especialmente quando a gente consegue dar continuidade ao serviço com aquele cliente depois de entregar a marca. O trabalho pode encerrar com a entrega do logo e do manual, mas quando a gente pode seguir na comunicação é ainda mais gratificante porque a gente pode acompanhar o crescimento daquele negócio e profissional e também oferecer todo o suporte necessário para essa comunicação”, conclui.