Logotipo, identidade visual e marca – Existe diferença?

Existe sim! Há uma percepção de que os termos logotipo, identidade visual e marca representam uma mesma coisa. Eventualmente, são usados como sinônimos, e apesar de trabalharem juntos e de forma coesa, são processos muito diferentes. Entenda melhor a seguir.

  • LOGOTIPO/LOGO

É um símbolo gráfico facilmente reconhecível que representa uma empresa, um produto ou uma instituição. De forma geral, é o arranjo de letras, cores e símbolos que associamos a uma marca. É a maçã da Apple, o lettering da Coca-Cola, a letra M do McDonald’s.

O logotipo é um elemento gráfico que faz parte da identidade visual de uma marca.

  • IDENTIDADE VISUAL

É o conjunto de elementos visíveis que identificam uma marca. A combinação de logotipo, cores, fontes, imagens e grafismos que apresentam o negócio de forma visual. São as letras limpas e imagens em alta resolução, ricas em detalhes, da Apple, a combinação de vermelho e preto associados à forma tradicional da garrafa da Coca-Cola, as embalagens e letreiros vermelhos e amarelos do restaurante de fast food mais tradicional do mundo.

Identidade visual é a forma como uma marca se comunica visualmente com o seu público.

  • MARCA

É a imagem, a ideia que as pessoas tem quando pensam em uma empresa, produto ou serviço. São as lembranças criadas pelo conjunto de experiências do público com aquele negócio. São o conceito de inovação e design de alta qualidade promovidos pela Apple, os conceitos de otimismo e felicidade da Coca-Cola, a refeição simples e rápida do McDonalds.

A marca é o resultado da construção da empresa, é a soma de valores que que devem ser transmitidos ao cliente, uma forma de conexão com o seu ambiente de negócios.

Conhecer a diferença entre os termos é fundamental para entender as suas necessidades e saber quais estratégias adotar para posicionar o seu negócio no mercado.

Importante!

Dentro do design existe uma divergência entre o uso dos termos logo/logotipo/logomarca. Considerando-se a etimologia, logomarca a junção das palavras logos (palavra grega que pode ser traduzida como conceito/significado) e marca (palavra germânica que pode ser traduzida como significado). Dessa forma, logomarca se torna um termo redundante, algo como significado do significado, por isso é recomendado evitar o termo.

About the Author

perola