Diagramação é uma série de técnicas e práticas que orientam a organização e distribuição de elementos gráficos (textos, imagens, grafismos) dentro de uma página. Podemos dizer que esse recurso é um dos fundamentos do design gráfico, porque permite ao profissional organizar o conteúdo de forma a direcionar o olhar do leitor pela composição.
A diagramação é um recurso que deve ser aplicado tanto em materiais de maior volume de conteúdo, como livros, revistas, jornais e websites, como artes com menos informação, como materiais de papelaria, cards para redes sociais e e-mail marketing, por exemplo.
É importante ressaltar que a função principal do design é aliar forma e função. Isso significa que um material precisa ser tanto atrativo quanto funcional. Não basta ser bonito, é preciso ser também legível e compreensível. A diagramação é uma grande aliada nesse processo, pois confere estrutura e hierarquia para a informação.
Como fazer uma diagramação?
Para construir um layout atrativo e eficiente, é preciso estar atento a alguns conceitos. Hierarquia, composição visual e equilíbrio são pontos fundamentais.
Veja 5 dicas práticas:
1. Defina um grid
O grid é um ótimo recurso para organizar os espaços disponíveis dentro de uma página pois ajuda a determinar quais áreas devem receber textos, imagens, e em quais pontos serão delimitados os espaços vazios. Antes de iniciar sua diagramação, experimente diferentes opções e defina aquela que se encaixa melhor para distribuir o conteúdo necessário. Lembre-se de respeitar a estrutura definida para manter uma coerência visual.
2. Respeite os espaços em branco
Dentro de um projeto gráfico, é importante deixar alguns espaços vazios entre os textos e imagens. Eles favorecem a organização do conteúdo porque permitem que o leitor possa identificar com facilidade as informações disponibilizadas. Quando essa regra não é respeitada, os conteúdos se misturam, o que pode dificultar a compreensão do leitor. Espaços de respiro são fundamentais, portanto, não tenha medo de deixar alguns espaços em branco no seu material.
3. Valorize a tipografia
Um elemento que tem grande impacto na diagramação é a tipografia. Por isso, escolha fontes com boa legibilidade, invista em tamanhos apropriados para leitura, trabalhe com variação nos pesos das fontes e utilize esse recurso para dar mais destaque às informações principais. Evite a combinação de várias fontes distintas em um mesmo material. Escolha dois ou três tipos e trabalhe com eles dentro da composição.
4. Fique atento aos alinhamentos
Existem diversas maneiras de alinhar os blocos de texto. Textos justificados criam blocos homogêneos e tendem a funcionar bem em materiais impressos, já alinhamentos à esquerda funcionam bem em materiais digitais. Os alinhamentos à direita funcionam bem apenas para frases curtas, bem como textos centralizados. Escolha o tipo de alinhamento que se encaixa melhor ao volume de conteúdo e mantenha coerência durante todo o material, alinhando textos, imagens e grafismos seguindo um mesmo padrão.
5. Organize o conteúdo de acordo com a hierarquia da informação
Uma boa diagramação valoriza o conteúdo e confere destaque às informações mais importantes. Defina tamanhos diferentes de fontes para diferenciar os textos e promova o destaque necessário para as imagens. Dessa forma é possível criar uma hierarquia que irá atrair e conduzir o olhar do leitor para o seu material gráfico.
Você trabalha ou tem interesse em trabalhar com Design Gráfico? Segue a gente no insta e nos conta sobre a tua experiência na área.